Saiba como transformar seu perfil no Instagram em um e-commerce em alguns passos

 

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo atualmente.  O aplicativo, que completa uma década de lançamento este ano, já bateu mais de 1 bilhão de usuários ativos em 2020, segundo dados divulgados pela própria plataforma.

A rede social que permite compartilhar fotos e vídeos entre seus usuários pode ser explorada de outras maneiras, se você souber utilizar todas as ferramentas que ela pode te oferecer. Neste texto vamos te mostrar alguns passos que o ajudarão a transformar sua conta em um e-commerce.

 

O primeiro passo é claro, ter uma conta no Instagram

Baixe o app no seu celular e siga todas as orientações para fazer seu cadastro com sucesso. Vincular o Instagram ao Facebook pode ser uma alternativa na hora de criar sua conta, já que além de criar maior engajamento, mantém a identidade visual e facilita na hora de postar nas duas redes.

Preste atenção ao preencher seu perfil. Use a descrição, aquela que ficará visível bem abaixo da sua foto e seu nome, para adicionar informações importantes sobre o seu produto, como contato e site ou blog, se tiver.

 

Troque seu perfil pessoal por um perfil profissional

Poucas pessoas sabem, mas o Instagram possui a opção Instagram Business. Ao fazer isso, você passa a ter acesso à outras métricas de acesso que podem te ajudar a investir em Marketing Digital e aumentar o alcance da sua loja virtual.

Para fazer isso, é muito simples:

  1. Vá até configurações
  2. Escolha a opção “Alternar para o perfil comercial”
  3. Faça a sincronização com sua página no Facebook (é necessário ter uma)
  4. Insira seus dados empresariais na opção “Configurar seu perfil comercial”

 

Produza conteúdos relevantes

Para conseguir seguidores e mantê-los interagindo com sua página, é preciso publicar conteúdos que eles julguem interessantes e que prendam a atenção de quem vê.

O Instagram é uma rede social para imagens e vídeos, use-os. Mas atenção, caprichar nas imagens é importante, utilize as ferramentas de edição que a plataforma disponibiliza.

 

Tenha um cronograma de postagens

Não adianta nada você criar o perfil e não movimentá-lo.

Por dia, são dezenas de publicações rolando no feed dos seus clientes. Se manter presente nele é importante para que esteja sempre em evidência, mas não exagere. O ideal é pelo menos 1 post por dia.

 

Sinalize que seu produto está à venda e ofereça formas de pagamento

Não adianta nada você postar fotos lindas e não avisar seu cliente que aquele produto está disponível para compra. No universo das várias fotos que passam por dia na timeline, deixar claro que é uma mercadoria e que ela pode ser adquirida faz toda a diferença. Além disso, oferecer diferentes formas de pagamento para seu cliente facilita a compra e aumenta seu faturamento. Abrir o WhatsApp para negociação, utilizar plataformas de pagamento como picpay e paypal, podem ser muito úteis.

 

Sempre pode melhorar

Para saber quais outras ações podem dar resultado para sua loja, observe o que seus concorrentes ou páginas um pouco maiores estão fazendo para promover o produto delas. Analisar o mercado no qual está inserido ajuda muito a determinar nossas estratégias para aumentar o alcance do seu e-commerce.

 

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