Psicologia das cores: qual a importância das cores na publicidade?

As cores estão presentes em tudo no nosso dia a dia. Nas roupas, a decoração da sua casa, nos alimentos que você come, nas imagens que aparecem na sua timeline… A menos que a escolha do preto e branco seja proposital, nosso mundo é colorido.

Tudo ao nosso redor é capaz de criar sensações diferentes em nós, seja música, cheiro, textura ou imagem. A escolha das cores segue uma lógica programada para influenciar nossas emoções e é ai que entra o estudo da psicologia das cores.

Na publicidade, cada detalhe é pensado exclusivamente para impactar o público-alvo sobre o serviço ou produto, estimulando o desejo de adquiri-lo. A psicologia das cores ajuda a entender quais cores produzirão as sensações esperadas por aquela ação de marketing.

Segundo Rockcontent, cerca de 93% dos consumidores consideram a aparência visual o fator mais importante na decisão de compra. Por isso, a decisão de cores relacionada à sua marca deve condizer com o sentimento e com o produto/serviço que sua empresa oferece ao seu público-alvo.

COMO SABER QUAL COR ESCOLHER?

Existem vários estudos feitos em relação à quais significados cada cor carrega consigo. Entendê-los por ser a solução ou o problema da sua marca. Por isso, é importante sempre procurar um profissional que entende do assunto e pode te ajudar a escolher a paleta de cores certa para o seu negócio.

Segundo especialistas do No Film School, esses são os sentimentos mais comuns associados às cores:

Grandes marcas utilizam dessas informações a sua receita para o sucesso. Quem não reconhece o logo do Mc Donald’s de longe? Além da construção de identidade visual, seu desenvolvimento em todas as redes sociais e publicidade, a escolha de cores fez toda a diferença para que a empresa conseguisse se firmar como referencia em fastfood e convencer seu público a consumir seu produto. Um estudo feito pelo Viver de Blog, explica quais escolhas acertadas estão presentes no logo da marca.

Construir sua marca pensando em todas as etapas de criação fará com que sua marca obtenha sucesso. Desenvolver seu logo e identidade visual para que eles sejam a cara da sua empresa por um longo período facilita a criação de estratégias eficientes de marketing. Conheça sua empresa e busque ajuda de um profissional de designer.

Existem plataformas que ajudam você a escolher combinações de cores de forma harmônica, é o caso da Adobe Color. Clique aqui e veja como escolher corretamente as cores.

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Fonte: Rockcontent