LOGOTIPO é a alma da sua empresa

Conceitualmente, um logotipo refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha de uma tipografia ou desenho específico. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, muitas vezes o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.

A expressão costuma ser confundida com o termo logomarca, que, embora difundido na linguagem cotidiana, é considerado por designers profissionais e acadêmicos, um neologismo impreciso e incorreto. Sem se apegar tanto às definições acadêmicas, uma parte ou um todo de uma representação gráfica, o logotipo é a alma da empresa, é a porta de entrada que convida o consumidor a conhecer e explorar o serviço ou produto oferecidos. É a forma como o cliente reconhece a empresa e/ou produto e serviços.

Cores, formas, símbolos, desenhos, ilustrações, letras, tudo pode compor a marca de uma empresa. Marcas de grandes empresas, como a da Coca-Cola®, podem se tornar imensuráveis, tamanha a sua importância no mercado. E a relevância deste elemento não se resume somente às grandes. Micro e pequenas empresas devem ser cautelosas, cuidadosas e exigentes na hora da elaboração de marca.

É importante ter em mente que, para se obter um logo funcional, o processo não é tão simples. Hoje, o mercado oferece serviços a custo quase zero, formatado por uma base de dados gráficos pré-cadastrados e algumas tipologias, quase que instantaneamente prontos, mais rápido que um macarrão Instantâneo, sem o mínimo de cuidado com seleção de cores, elementos, fontes e composição.

É preciso o auxílio de profissionais com um olhar aguçado, pois não é só pegar umas cores, umas palavras, um símbolo, misturar tudo e voilà. Conhecer primeiramente o mercado é essencial. O empresário precisa saber exatamente para quem irá vender sua imagem, quem é o seu cliente, o que a concorrência já fez em termos de logo, etc. Assim ficará mais fácil “emoldurar” um conceito dentro da sua marca.

Observar o que os outros estão fazendo é importante, mas não significa que você deva fazer também. Fuja de modismos, eles podem ser perigosos e perecíveis. Explore as cores, dando importância aos seus significados e as sensações que despertam. Segundo Geison Esteves, designer e fundador do Studio Getreze, agência especializada em criação de marcas e logotipos, “juntas, as cores podem ressaltar sua marca e proposta como empresa ou podem também confundir o público e distanciá-lo”, destaca.

Para Geison, uma dica extremamente importante é “incorpore sempre a filosofia de  ‘menos é mais’ na sua marca.” A simplicidade é um dos principais componentes de um logotipo. Muitas cores, desenhos, símbolos e fontes extravagantes podem transformar sua marca em algo confuso e difícil do seu público-alvo assimilar. Além disso, é importante ter em mente que seu logo será reproduzido em diferentes locais e tamanhos, como jornais, brindes, adesivos e placas, entre outros. Muitos elementos e cores com certeza irão dificultar a reprodução final.

Pensar num logo perfeito permite que ele seja elaborado com o auxílio de profissionais da área, como: designers, diretores de arte, agências de publicidade e branding, e  saber usá-la corretamente são ações obrigatórias para o posicionamento de sua empresa no mercado e para reforço de sua imagem e personalidade. Portanto, não subestime esse “instrumento” de comunicação, ele pode ser fundamental para o sucesso da sua empresa.

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