Home Office: Como trabalhar em casa na epidemia do Coronavírus

Saiba como manter o mesmo foco e organização do escritório

 

A epidemia do novo coronavírus já fez mais de 335 mil infectados ao redor do mundo todo, com mais de 1.600 casos confirmados no Brasil até o dia 23 de março. O vírus, batizado de Covid-19, pode ser transmitido pelo ar, através de gotículas de saliva, espirro e tosse, pelo contato entre pessoas e pelo contato de superfícies contaminadas. Devido seu alto nível de contágio, a preocupação de com ambientes com grande número de pessoas, como transportes públicos e locais de trabalho vieram à tona.

Para evitar o aumento de pessoas infectadas, diversas empresas dispensaram seus funcionários para trabalhar em casa e mudaram seus hábitos de funcionamento. É o caso da Amazon, Nestlé e Bayer, que substituíram reuniões internacionais por videoconferências e recomendaram aos funcionários que viajaram recentemente à trabalhar em casa durante duas semanas – período de incubação do Covid-19.

Trabalhar de casa pode ser um desafio para diversas pessoas que, além de enfrentar a mudança de rotina com filhos e estímulos diferentes, necessitam manter a produtividade e concentração. Se o seu período de quarentena está sendo trabalhando em casa, temos algumas dicas para você.

  • Mantenha a rotina

Acordar, escovar os dentes e se arrumar, como se estivesse saindo para trabalhar normalmente é importante para que você não confunda seu tempo em casa com o seu momento de ócio. Estabelecer os horários e segui-los como se estivesse na empresa ajuda a manter a organização.

  • Organização

Determine um local organizado para ser seu escritório improvisado durante seu trabalho remoto. Estar em um ambiente que não te permite se sentir confortável e que não te ajuda quando precisa encontrar algo pode te deixar com a sensação de descontrole. Além disso, distribuir as tarefas domésticas ao longo da semana ajudará nesse processo e não sobrecarregará você.

  • Saiba quando parar

Trabalhar em casa pode ser um desafio tanto para os que não conseguem desenvolver seu trabalho plenamente, quanto para aqueles que exageram no comprometimento. Desligar dos problemas do expediente é fundamental para que você descanse e possa continuar seu rendimento no dia seguinte. Não deixe o seu ser lazer negligenciado.

Para os que continuarão saindo de casa todos os dias, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disponibilizou uma cartilha com diretrizes para serem seguidas no ambiente de trabalho:

  • Superfícies como mesas e telefones devem ser higienizadas com desinfetante regularmente
  • Empresas devem recomendar a higienização constante das mãos, garantindo que sempre haja sabonete disponível nos banheiros
  • Funcionários que apresentam algum dos sintomas da covid-19, como febre baixa e tosse seca, devem ficar em casa – a decisão entre trabalho remoto ou repouso parte de cada empresa
  • Ao retornar de viagem a um dos países com incidência do novo coronavírus, funcionários devem permanecer em casa por um período de 14 dias, monitorando os sintomas e medindo as próprias temperaturas duas vezes ao dia

Apesar da baixa letalidade, é importante cada um fazer sua parte para que o Covid-19 não chegue aos grupos de risco, que sofrem conseqüências mais graves da doença. Juntos conseguiremos evitar que os números aumentem.