Em um mundo cada vez mais digital, fazer uma campanha no Google Adwords faz todo o sentido. Investir na ferramenta de busca do Google é pensar com inteligência e assertividade. É optar por um modelo cada vez mais popular e que realmente gera bons resultados.

O serviço de publicidade do Google recentemente passou por uma mudança de nomenclatura. Hoje, o Google Ads, representa quase que a totalidade de receitas da empresa (aproximadamente 96%) e está presente no dia a dia de pessoas de todas as idades e países.

Esta é a melhor ferramenta de pesquisa online que existe. O Google conta com um sistema de ranqueamento de palavras-chave que permite às empresas a criação de anúncios online e com grande possibilidade de segmentação. São aqueles anúncios que aparecem com uma etiqueta indicando “Links Patrocinados” sempre que uma pesquisa é realizada.

Porém, não basta apenas querer ter anúncios no Google Adwords. É essencial saber configurar sua conta, as campanhas, grupos de anúncios, selecionar as palavras-chave mais indicadas e alguns outros detalhes que fazem toda a diferença.

 

Dicas de como fazer uma campanha no Google Adwords

1 – Faça uma análise da concorrência: verifique o que as empresas concorrentes estão anunciando via Google Adwords. Para tal, realize pesquisas dos produtos / serviços que a sua própria empresa oferece (na própria página do Google) e veja como seus concorrentes estão anunciando os mesmos produtos / serviços. Veja quais palavras-chave são destacadas e o que é valorizado nos anúncios digitais.

2 – Pesquisa de palavras-chave: após criar sua conta no Google Adwords, dentro da própria ferramenta, busque por palavras-chave relacionadas ao seu negócio. O Google trabalha com a sugestão de palavras para que você tenha maior assertividade ao direcionar seus anúncios e este, sem dúvidas, é um dos principais parâmetros que configuram um bom desempenho na conta.

3 – Acompanhamento e performance: um dos grandes segredos de uma boa campanha de Google Adwords é o acompanhamento dos anúncios. Diariamente você deve verificar como estão os lances (valores) de cada palavra-chave, quantos cliques os anúncios têm recebido e se os resultados estão satisfatórios. Tenho o hábito de analisar, também, a necessidade de mudança e orçamento das campanhas, inclusão de novas palavras-chave, extensões de anúncio e outros parâmetros técnicos. Dica: dentro da sua conta há uma aba intitulada “Recomendações”, com sugestões do próprio Google sobre alterações para melhorar a performance dos anúncios.

4- Índice de qualidade: este é um dos principais parâmetros que configuram um bom desempenho na conta. O motivo é simples: o índice de qualidade é uma avaliação do próprio Google que dá notas de 1 a 10 para as campanhas de Adwords. É uma métrica que verifica diversos aspectos de cada anúncio, como páginas de destino amigáveis e relevantes, textos dos anúncios adequados às políticas da empresa, dentre outros.